Rede de Futebol

O que preciso saber antes de comprar uma rede de futebol?

O que preciso saber antes de comprar uma rede de futebol?

Se você é um empreendedor que possui uma loja de equipamentos esportivos e pensa em incrementar mais o seu negócio, oferecendo uma maior variedade de produtos aos clientes, saiba que comercializar acessórios para futebol como variantes de rede de gol pode ser um diferencial interessante. Mas você conhece esse produto? Sabe quais são os diferentes tipos de rede de gol? Como atender os esportistas profissionais e amadores de maneira personalizada? Aqui trataremos todos os detalhes sobre as redes de futebol. Acompanhe!

Do que é feita uma rede de gol?

Uma rede de futebol profissional pode ser confeccionada em dois tipos de materiais:

  • •Polietileno – para facilitar, este material é conhecido popularmente como nylon.
  • •Polipropileno – apesar do nome complicado, esta é a seda sintética.

Ambos tipos de fibras são produzidos a partir do plástico e possuem bastante resistência aos chutes que uma rede de gol costuma receber.

Maior durabilidade

Se o cliente quiser um produto de grande durabilidade para um campo ou quadra onde acontecem partidas de futebol com times profissionais, indique as redes feitas de polipropileno (seda). Pois este material é mais maleável e absorve o impacto do chute de forma mais suave, o que evita que a fibra se rompa.

A seda ainda tem o diferencial de resistência. Ela segura um chute de mais de cem quilogramas de força com muita facilidade. São chutes que acontecem nas partidas de futsal, por exemplo, quando a rapidez dos passes e o tamanho das traves influenciam diretamente na forma com o jogador investe energia para o gol.

Tingimento na cor do time

  • •Atenção! Aqui uma informação importante e que pode fazer toda a diferença na decisão do cliente e para a sua venda ser um sucesso. Uma rede de gol feita de seda sintética pode ser tingida com as cores do time de futebol montado. Além disso, ela pode receber os tons que o dono da quadra esportiva escolher!

O tingimento dos fios acontece no momento da fabricação da rede. Portanto, que tal uma cor que simboliza o time do coração?

Tipos de fios

Para não complicar a vida de seus clientes e de seus vendedores, tenha em mente duas espessuras básicas em que são confeccionadas uma rede de gol:

  • •4 mm – para redes de futebol em que o jogo é disputado entre atletas amadores ou crianças. Nessas partidas os chutes costumam ser de menor intensidade.
  • •6 mm – estas redes são melhor estruturadas e conseguem absorver o impacto dos chutes ao gol dos atletas profissionais.

Qual será a necessidade do cliente entre essas duas opções? Ouvir o comprador na hora da venda é essencial para saber exatamente o que ele precisa!

O que esperar de uma boa rede de gol?

Quando se pensa em uma rede de futebol, é esperado que ela consiga segurar as bolas chutadas, sem se romper, soltar dos ganchos da trave ou furar. Ter uma rede para gol de boa qualidade é mais do que contar com um equipamento esportivo completo. É garantir segurança para quem assiste a partida. Por isso, leia também o que uma boa rede de esporte precisa oferecer:

  • •Proteção aos raios UVA e UVB: por estar exposta ao sol, chuva, calor e mudanças de temperatura, os fios da rede esportiva precisam receber tratamento especial contra os raios UVA e UVB, evitando assim que eles se desgastem com mais rapidez. Essa proteção também é fundamental para as redes que estão nas quadras cobertas, pois a luz artificial dos refletores também pode, com o tempo, vir a corroer os fios.
  • •Fios 100% virgens: para garantir a qualidade desse tratamento, os fabricantes de redes esportivas de qualidade trabalham apenas com fios 100% virgens. Por isso, fique atento!

Redes profissionais ou recreativas? 

  • •Com nós: há alguns anos, só havia disponível no mercado redes de esporte confeccionadas pelas mãos de artesãos. Ainda que o trabalho desses homens e mulheres tenha sido de muita importância para os esportes como futebol, em todas as suas modalidades, e para o vôlei de quadra e de praia, os trançados feitos pelas mãos humanas não eram tão resistentes e acabavam se rompendo em menor tempo de uso. Os artesãos usavam técnicas de dar nós entre os fios, o que tornava a trama mais frágil.
  • •Sem nós: hoje é possível encontrar diversos tipos de rede para gol fabricadas por teares industriais que não utilizam mais os nós para amarrar os fios. A diferença dessa evolução é que as redes para futebol Society, de futsal ou de futebol de campo contam com mais durabilidade.

Quais os tipos de redes esportivas disponíveis para venda?

Atualmente há dois tipos de rede de esporte que podem ser comercializadas. Dependendo da demanda do seu cliente, você pode direcioná-lo a adquirir uma delas.

  • •Rede de gol tipo México: é um tipo de estrutura que fica mais esticada. E, também, fica firme ao ser instalada na trave. Esta é uma rede esportiva que não balança tanto ao receber a bola em grande velocidade. Atualmente é uma rede muito utilizada nos gramados de futebol. O Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, por exemplo, possui esse tipo de rede de gol e já é bastante aceita pelos times profissionais e pelos torcedores.
  • •Rede de gol tipo véu de noiva: este é um tipo de rede de futebol profissional que também pode ser utilizado nos campos onde o esporte é apenas recreativo. Este equipamento esportivo também pode ser usado em redes de futsal e fazer a alegria da torcida ao gritar gol! Sabe por quê? Devido ao seu caimento mais suave, imitando um véu de noiva, como o próprio nome já diz. Portanto, ao receber a bola chutada pelo artilheiro, esta rede de gol balança mais, tornando o gol bonito e emocionante. 

Desenhos de uma rede para gol

Quem olha atentamente para uma rede de gol vai perceber que esse equipamento esportivo possui variantes em seu layout:

  • Rede de malha colmeia: como o próprio nome diz, esta rede de gol lembra as casinhas de abelhas. Além disso, pode ser utilizada tanto nos campos gramados como também na modalidade Society. Ainda que não seja considerada uma rede oficial desse esporte, a colmeia também é bem aceita nas quadras de futebol de salão, o chamado futsal.
  • •Rede tipo México: este é considerado o desenho ideal para uma rede de gol de uma partida oficial.

Para quem quer saber mais

Gostou desse conteúdo? Quer aprender mais sobre rede de gol? Então, clique no link e conheça as principais características de uma rede de futebol de qualidade.

Publicado em 09/11/2018